Desenvolvimento Sustentável / Ecossistemas /

Água

Página 2 de 3
Curiosidades sobre a Água

- Cerca de 70% da superfície da Terra encontra-se coberta por água, num volume de quase 1.4 bilhões de quilômetros cúbicos. Deste total, 97,5% constitui-se de água salgada (1,35 bilhões de quilômetros cúbicos) e apenas 2,5% em água doce (34,6 milhões quilômetros cúbicos).

- Do volume total de água doce do planeta, cerca de 30,2% (10,5 milhões de quilômetros cúbicos) podem ser utilizadas para a vida vegetal e animal nas terras emersas, enquanto 69,8% encontram-se pólos, geleiras e solos gelados.

- Desses 10,5 milhões de quilômetros cúbicos de água doce, cerca de 98,7% (10,34 milhões de quilômetros cúbicos), corresponde à parcela de água subterrânea, e apenas 92,2 mil quilômetros cúbicos (0,9%) corresponde ao volume de água doce superficial (rios e lagos) diretamente disponível para as demandas humanas - que corresponde a 0, 008% do total de água no mundo.

- A maior parte das reservas de água subterrâneas (aquíferos) atravessam a froteira de vários países, sendo compartilhadas por duas ou mais nações. Segundo inventário da Unesco, dos 273 aqüíferos transfronteiriços estudados, 155 são localizados na Europa, 68 nas Américas, 38 na África, e 12 na Ásia. O volume de água doce nestes aqüíferos é 100 vezes superior ao existente na superfície da terra e 65% desta água são utilizados para irrigação, 25% para o consumo humano e 10% para a indústria.

- Os maiores volumes de recursos hídricos renováveis do mundo estão concentrados em seis países do mundo: Brasil, Rússia, USA, Canadá, China e Indonésia.

- As perdas no abastecimento das grandes cidades chegam a 45%.  Só no município de São Paulo, no trajeto entre os mananciais e as residências, são perdidos 1 bilhão de litros por dia, o equivalente a 1 milhão de caixas-d’água, conforme revela pesquisa do Fundo de Populações das Nações Unidas, disponível em http://www.unfpa.org/swp/swpmain.htm.

- De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

- Dos cerca de 200 litros diários consumidos nos domicílios: 27% vão para cozinhar e beber, 25% para tomar banho e escovar os dentes, 12% para lavagem de roupa; 3% para outras tarefas (como lavagem de carro, por exemplo) e finalmente 33% são utilizados em descarga de banheiro.

-São necessários, por exemplo (Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades (ano base: 2004):

- 1.900 litros de água para produzir 1 Kg de arroz
- 3.500 litros de água para produzir 1 Kg de carne de frango
- 10.000 litros de água para produzir 1 Kg de carne de boi
- 150.000 litros de água para produzir 1 automóvel de passeio
- 280.000 litros de água para produzir 1 tonelada de aço

< Anterior     Próximo >



Fale Conosco   |   Copyright   |   Quem somos   |   Parceiros   |   RSS
Copyright © CarbonoBrasil - Os direitos são reservados, porém é livre a reprodução para instituições
sem fins lucrativos, desde que o autor e a fonte sejam citados com o link para o original.