Energias / Fósseis /

Especial Pré-Sal

A Petrobras divulgou com festa e o presidente Lula fez questão de sujar as mãos para dar inveja àqueles países que temem a sua falta. Agora será construído um submarino nuclear para proteger toda a riqueza submersa na costa brasileira.

As descobertas do petróleo na camada do pré-sal foram descritas pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli,como um “momento histórico de transformação que temos o privilégio de viver”.

Porém, como é possível comemorar a descoberta de uma fonte energética apontada por cientistas como uma das grandes culpadas pelo maior problema ambiental do mundo atualmente, o aquecimento global?

Estima-se que serão necessários até 600 bilhões de dólares para extrair todo petróleo da camada do pré-sal. Será que recursos financeiros que antes iriam para investimentos em energias renováveis não serão agora direcionados para mais e mais perfurações em busca de petróleo?

E será que o Brasil é um grande sortudo ou existiriam outras imensas reservas nas camadas do pré-sal espalhadas pelo mundo apenas esperando para serem achadas? O que fazer com os gases do efeito estufa se não queremos parar de consumir combustíveis fósseis?

Resolvemos ir a fundo nesta questão para entender o que estas descobertas significam no campo ambiental e energético. Conversamos com especialistas da área energética e geológica para preparar este especial sobre o petróleo da camada do pré-sal em um mundo que enfrenta os riscos de mudanças climáticas causadas pelo excesso de queima de combustíveis fósseis.

As reportagens foram publicadas em outubro de 2008, sempre as segundas-feiras.

Petróleo e gás natural do pré-sal garantirão segurança energética do Brasil
- Nesta primeira parte, explicamos quais serão as repercussões do pré-sal para a matriz energética brasileira.

Pré-sal não interfere nos investimentos em energias renováveis
  - Nesta segunda parte, falamos sobre os rumos da disputa entre combustíveis fósseis e fontes alternativas na produção energética

Pré-sal reforça esperanças por mais reservas de petróleo no mundo
- Nesta terceira parte, exploramos as possibilidades de existirem outras reservas de petróleo em camadas de pré-sal pelo mundo.

CCS pode ser um ‘mal necessário’ para atacar o aquecimento global - Nesta última reportagem, tratamos sobre o debate em torno da tecnologia de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), defendida em especial pelos europeus.

Por Paula Scheidt, CarbonoBrasil








Fale Conosco   |   Copyright   |   Quem somos   |   Parceiros   |   RSS
Copyright © CarbonoBrasil - Os direitos são reservados, porém é livre a reprodução para instituições
sem fins lucrativos, desde que o autor e a fonte sejam citados com o link para o original.