Notícias /

Mudanças Climáticas

  ruim regular   bom ótimo excelente
China apresenta resultados de ações para lidar com as mudanças climáticas

21/11/2012   -   Autor: Fabiano Ávila   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil


O governo chinês divulgou nesta quarta-feira (21) o relatório Políticas e ações para lidar com as mudanças climáticas (2012), no qual apresenta as medidas que foram adotadas para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e para promover a adaptação às mudanças climáticas.

Segundo o documento, entre 2006 e 2010 o consumo de energia por unidade do produto interno bruto (PIB) no país caiu 19,1%, o que seria o equivalente a cortar a emissão de 1,46 bilhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2). Assim, o governo afirma que alcançou o objetivo proposto pelo seu 11º Plano de Cinco Anos (2006-2010).

Para 2015, a China espera reduzir a energia consumida por unidade do PIB em 16% e cortar as emissões, também pela unidade do PIB, em 17%. Para isso, aumentará a participação de energias renováveis em sua matriz para 11,4%.

Ainda de acordo com o relatório chinês, o país está evitando a emissão de 730 milhões de toneladas de GEEs anualmente graças aos milhares de projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) que possui.

A China responde por mais da metade dos projetos de MDL do planeta, com 2364 tendo sido registrados pelo Comitê Executivo das Nações Unidas. A maioria dessas iniciativas é focada em fontes renováveis, eficiência energética e reciclagem de gases.

O relatório foi divulgado a menos de uma semana para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 18) e possui o objetivo claro de tentar mostrar que a China estaria fazendo sua parte.

Entretanto, segundo dados do Instituto de Energias Renováveis da Alemanha (IWR) o gigante asiático está consolidado como o maior emissor do planeta, tendo liberado em 2011 mais de 8,8 bilhões de toneladas de GEEs, uma alta de 600 milhões com relação a 2010.



Compartilhar:

+ Lidas + Votadas Comentários Recomende para um amigo



Fale Conosco   |   Copyright   |   Quem somos   |   Parceiros   |   RSS
Copyright © CarbonoBrasil - Os direitos são reservados, porém é livre a reprodução para instituições
sem fins lucrativos, desde que o autor e a fonte sejam citados com o link para o original.