Mudanças Climáticas /

Notícias

  ruim regular   bom ótimo excelente
Mapa-múndi interativo indica pontos de impacto das mudanças climáticas

01/07/2011   -   Autor: Jéssica Lipinski   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil/UCS

Regiões que sofrem alterações ambientais serão adicionadas ao aplicativo baseadas nos últimos estudos sobre aquecimento global


Monitorar os impactos das mudanças climáticas no mundo pode ter ficado mais fácil depois que pesquisadores da União dos Cientistas Preocupados (UCS em inglês) desenvolveram um mapa mundial interativo que indica pontos onde as alterações ambientais já podem ser observadas.

O aplicativo, chamado de Climate Hot Map, baseia-se nas últimas pesquisas sobre as mudanças climáticas para acrescentar os ‘hot spots’, e assim ilustrar as potenciais ou atuais conseqüências das alterações climáticas. Todos os meses, novos pontos serão adicionados para manter o mapa atualizado.

“Um dos principais objetivos do mapa é trazer realmente a ciência das mudanças climáticas para a vida, conectando-a ao cotidiano das pessoas em todo o mundo. Isso é a parte das pesquisas climáticas que às vezes é difícil de obter das publicações cientificas”, declarou Brenda Ekwurzel, cientista climática da UCS.

Os pontos assinalados no mapa são divididos em cinco categorias: pessoas (saúde, alimentos, uso da água e costas), água doce (extremamente úmido, extremamente seco e gelo terrestre), oceanos (nível do mar, gelo marinho e química dos oceanos), ecossistemas (lagos e rios, terra e água salgada) e temperatura (ar, oceano, água e solo).

Além da possibilidade de pesquisar e encontrar os pontos de impacto das mudanças climáticas, os participantes também terão a oportunidade de descobrir como reduzir as suas emissões de dióxido de carbono, para ajudar a mitigar as alterações climáticas, na seção Find Solutions (Encontre Soluções).

“As pessoas se preocupam com seus próprios quintais. Uma vez que você descubra mais sobre sua própria região, você começa a ter interesse em outras regiões que estão enfrentando as conseqüências do aquecimento global. Nós pensamos que um mapa faria com que fosse mais fácil para as pessoas terem uma visão completa do que está acontecendo no mundo”, explicou Ekwurzel.

A UCS também disponibilizou uma ‘caçada online’ baseada nas informações do mapa, na qual os usuários terão a possibilidade de responder perguntas sobre os ‘hot spots’. Quem participar da ‘caçada’ concorre a uma viagem para a reserva natural Rio Cachoeira, em Antonina, no Paraná, para ajudar os pesquisadores a medirem os impactos climáticos no local.



Compartilhar: Facebook Twitter Windows Live Delicious Google Digg MySpace

+ Lidas + Votadas Comentários Recomende para um amigo



Fale Conosco   |   Copyright   |   Quem somos   |   Parceiros   |   RSS
Copyright © CarbonoBrasil - Os direitos são reservados, porém é livre a reprodução para instituições
sem fins lucrativos, desde que o autor e a fonte sejam citados com o link para o original.